Notícias
CAATI ultrapassa 3,6 mil atendimentos e reforça importância do cuidado humanizado ao idoso

O Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI), vinculado ao Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, alcançou a marca de 3.663 atendimentos desde a sua inauguração, em novembro de 2021. O serviço, pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, é o único centro especializado em traumatologia do idoso nessas localidades e já é reconhecido nacionalmente pelo modelo de atendimento ágil e humanizado.
O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, explicou que a criação do CAATI surgiu da necessidade de um olhar específico para os pacientes idosos com perfil de trauma, público que apresenta fragilidades próprias e que demanda assistência diferenciada. Entre os casos atendidos, a queda da própria altura continua sendo a principal causa de internação, enquanto a fratura de fêmur corresponde a 66% das cirurgias realizadas no período. A maioria dos pacientes é formada por mulheres (69%), enquanto os homens representam 30% dos casos.
Atualmente, o setor conta com 22 leitos, sendo 16 em enfermarias e seis em Semi-Intensiva. O funcionamento é 24 horas por dia e a equipe multidisciplinar reúne ortopedistas, clínicos, cardiologistas, nefrologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, maqueiros e dentistas.
A coordenadora de enfermagem do Centro, Elaine Morais, destaca que neste dia 1º de outubro, data alusiva ao Dia Internacional e Nacional do Idoso reforça a missão diária do serviço. “Para nós, do CAATI, o dia do idoso é celebrado todos os dias. Desde a criação do centro, em 2021, nossa missão é oferecer um cuidado humanizado à pessoa idosa. O Hospital de Emergência e Trauma compreendeu a importância desse atendimento especializado, e nossa equipe tem se dedicado a garantir carinho, atenção e respeito a esse público que tanto merece não apenas assistência em saúde, mas também reconhecimento de toda a sociedade”, esclareceu.
Com a atuação integrada e especializada, o CAATI tem se consolidado como referência no país, garantindo maior qualidade de vida e recuperação funcional aos pacientes idosos.