Notícias

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realiza ações para promoção da saúde mental dos usuários

publicado: 15/09/2025 15h17, última modificação: 15/09/2025 17h02
Iniciativa inclui atividades educativas para conscientização, prevenção ao suicídio e apoio emocional a pacientes em reabilitação.
1 | 2
2 | 2
e6337ad2-cdd7-4560-9794-0bc4fae3c3cb.jpeg
f12a8b83-7d6f-4744-b3cb-279b1f18d77d.jpeg

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP), unidade do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, que auxilia os pacientes que necessitam fazer acompanhamento médico após a alta hospitalar, promove ao longo do mês uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção ao suicídio e valorização da vida, reafirmando seu compromisso com a saúde integral de seus pacientes, colaboradores e da comunidade atendida.

A iniciativa contempla atividades educativas com o objetivo de ampliar o diálogo sobre saúde mental dentro do ambiente hospitalar e incentivar a busca por apoio profissional diante de sinais de sofrimento emocional.

De acordo com a coordenadora do ATP, Saynora Gonçalves, é fundamental que instituições de saúde também assumam o papel de conscientização sobre o tema. "O cuidado com a saúde mental precisa estar presente em todos os níveis de atenção. No Ambulatório, reforçamos a importância de acolher o paciente em sua totalidade, considerando também os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos no processo de tratamento", relatou.

O psicólogo Moas Cardoso, reforça que falar sobre saúde mental é um ato de cuidado e responsabilidade. “A campanha do Setembro Amarelo é uma oportunidade para fortalecer redes de apoio, combater o estigma e promover um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades emocionais de todos, pois muitas vezes, os pacientes enfrentam longos processos de reabilitação física e, por isso, necessitam de apoio emocional e psíquico ao longo de todo o tratamento”, explicou.