Perfil

Perfil

Perfil Trauma



Há 16 anos surgia na Paraíba um hospital que se tornaria referência na urgência e emergência em traumatologia, queimados, com procedimentos de média e alta complexidade.


Fundado em 04 de agosto de 2001, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, surgiu a partir da Lei Estadual Nº 6.749 de 09 de junho de 1999.  Em Julho de 2011 com a pactuação com a Cruz de Vermelha Brasileira como Governo do Estado da Paraíba, foi possível ver mudanças estruturantes na parte física e na forma de administrar a unidade de saúde.


O Hospital é a primeira instituição pública do Estado a conquistar  o certificado de nível II da Acreditação hospitalar. Essa premiação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  A unidade de saúde também recebeu o Prêmio Paraibano de Qualidade (PPQ). Estas conquistas provam a excelência na qualidade e segurança dos procedimentos assistenciais, do atendimento humanizado, da capacitação da equipe multidisciplinar e dos constantes investimentos realizados em processos e infraestrutura.


A unidade de saúde dispõe de uma estrutura moderna e arrojada e tem com finalidade especifica operacionalizar a gestão execução das atividades e dos serviços de saúde de urgência e emergência em trauma. Para isso, o complexo tem um papel fundamental no estado da Paraíba, já que é um referencial na área de saúde em diversas especialidades. O Trauma conta com mais de 2 mil funcionários entre as áreas administrativas e os profissionais da assistência. Possui 330 leitos, sendo 48 de UTI.


Sala de apoio à amamentação – Pioneirismo é a marca do Hospital de Trauma. Em 2014, foi inaugurada pela primeira vez em uma emergência de um hospital do Brasil, a sala de apoio à amamentação com 3,45m² de área. Agora, as colaboradoras que estiverem voltando da licença-maternidade terão este espaço disponível.


HTOP – Ainda pensando no conforto e na humanização do atendimento, o Governo do Estado inaugurou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), primeiro do Estado com perfil exclusivo de suporte e retaguarda a outro hospital de maior complexidade, que é o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.


Com a ampliação, o número de leitos subiu para 93, sendo 10 de UTI.