Funcionários da instituição participam de treinamento de Aspiração Traqueal

Visando capacitar os profissionais da área assistencial, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, deu início está semana ao treinamento Aspiração traqueal – circuito fechado. As apresentações acontecem in-loco, e pretende ser realizada em todos os setores da instituição.

Para a gerente multidisciplinar, Ingryd Vilar, tem sido muito importante estes momentos de aprendizado, tendo em vista que desta forma todos as áreas da unidade de saúde são contempladas. “Os cursos são oferecidos nos próprios postos de trabalhos, de forma bem dinâmica e prática. Nestes tempos de pandemia, mesmo o Hospital de Trauma não sendo referência para atendimento, os temas pertinentes ao Covid-19 estão sendo bem explorados, visando uma aprendizagem eficaz e colaborativa de todos os funcionários do complexo hospitalar”, ressaltou.

A coordenadora da fisioterapia Camila Marinho, responsável pelo treinamento de Sistema Fechado de Aspiração, acredita que as palestras realizadas com os colaboradores vão ajudar muito, tendo em vista que com esse processo existe menor risco de hipoxemia (baixo nível de oxigênio no sangue), menor risco de contaminação, evita a queda de saturação, pois não existe a desconexão, além de não diminui o volume pulmonar com a desconexão. “Sabemos da importância desse instrumento para os pacientes e para os próprios profissionais de saúde, então é nosso dever passar nossos conhecimentos a todos que tenham interesse, e que queiram se inteirar de um assunto bem pertinente ao momento que estamos vivendo”, explicou.

Educação Continuada – O objetivo é deixar os colaboradores da assistência atualizados com os novos protocolos do Ministério da Saúde, que estão sendo modificados sempre. Além, de permitir mais conhecimentos sobre a pandemia, deixando assim, as equipes ainda mais preparadas para combater a doença.

Categories : Notícias