Pediatria do Hospital de Trauma de JP é destaque em Segurança do Paciente

“Garra, persistência e parcerias”, essas foram as palavras da coordenadora de Enfermagem da Pediatria do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, Carmelita Frade, após receber o prêmio interno ‘Meu paciente é seguro’, na última quarta-feira (22). A premiação tem objetivo de estimular as equipes da Assistência a buscarem a plena segurança dos pacientes. Para Carmelita, a conscientização nas enfermarias contribuiu para a premiação. “Realizamos um trabalho diário de conscientização com os acompanhantes, principalmente com relação aos berços, as mães queriam deixá-los abaixados. Também construímos uma cartilha com normas e rotinas. E a partir de então, pedíamos que cada acompanhante assinasse um termo de compromisso com o setor”, frisou. De acordo com Gilmara de Oliveira, que acompanha seu filho internado na instituição, a atenção e o cuidado da equipe fazem a diferença no ambiente hospitalar. “Todos os dias as enfermeiras passam explicando as normas, falam incessantemente das grades que devem estar levantadas. Falam também da pulseira e sempre perguntam sobre o paciente, medicação e outros. Posso afirmar que me sinto em casa e segura”, comentou. Sobre a premiação, Carmelita Frade disse que foi um privilégio. “Nos sentimos lisonjeados pelo reconhecimento do nosso trabalho. Ganha a equipe, por se sentir mais motivada, e ganham os pacientes, pois sabem que o setor foi premiado por garantir a segurança do paciente. Nosso desafio é permanecer com as melhorias contínuas e qualificar todos os funcionários”, ressaltou. Segundo a enfermeira Maria das Graças Pereira, os colaboradores do setor se sentiram honrados pela premiação. “Esse prêmio é importante porque demonstra a valorização do colaborador. Com certeza trabalharemos mais motivados e felizes. É muito gratificante trabalhar nesta equipe tão unida, só nos enche de orgulho. Queremos a partir deste reconhecimento trabalhar para melhorar nosso setor e quem sabe ganhar outros troféus”, completou. O setor é composto por 14 enfermeiros na Internação Pediátrica e Observação Pediátrica, além de 20 técnicos de Enfermagem. A unidade hospitalar recebe diariamente crianças de zero a 14 anos, com perfil de urgência e emergência. O setor ganhou a premiação porque alcançou os níveis de excelência pré-estabelecidos. ‘Meu paciente é seguro’ – Auditorias são realizadas nos setores da assistência, por meio da enfermeira Andreza Neves, em que são analisados todos os critérios estabelecidos pelos protocolos internacionais de Segurança de Paciente. Caso o setor visitado não cumpra algum requisito, ele é pontuado como não conformidade.

Categories : Notícias