Hospital de Trauma é destaque em curso do Ministério da Saúde e Hcor

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi destaque no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo, devido aos bons indicadores hospitalares apresentados durante os oito meses de iniciativa, com a qual reuniu os principais hospitais estaduais da Paraíba.

Para o diretor geral do complexo hospitalar, Leonardo Leite, a conclusão do programa foi satisfatória para toda unidade de saúde. “A conclusão trouxe melhorias nos nossos indicadores, nos processos e no Núcleo Interno de Regulação. Somos acreditados nível 2 e vamos utilizar esses conhecimentos para alcançarmos a excelência, no nível 3 da acreditação. Para nós, foi uma satisfação e vamos nos tornar multiplicadores de todo ensinamento dentro da instituição”, frisou.

Durante o período de capacitação os colaboradores da instituição puderam discutir assuntos relacionados à superlotação nas urgências e emergências do País. Eles também trocaram ideias com outras unidades hospitalares do estado, debatendo a realidade local. O Hospital de Trauma se destacou ao apresentar alguns indicadores, como por exemplo, o tempo de permanência e taxa de ocupação.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Qualidade, Andrezza Sullamyta, esse destaque é mais um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido no Hospital de Trauma. “Os bons elogios vêm para confirmar mais ainda o nosso trabalho, principalmente quando o projeto é desta magnitude. É a confirmação de que os princípios da qualidade, a gestão dos processos e os indicadores estão bem construídos e estamos caminhando para acreditação nível 3”, ressaltou.

Participaram do evento a direção hospitalar e coordenadores: Bloco e Centro Cirúrgicos, Centro de Imagem, Núcleo da Qualidade, Laboratório e Emergência, além das gerências Médica e Enfermagem e Núcleo Interno de Regulação. A unidade hospitalar receberá nos próximos meses a visita do grupo do HCor para uma avaliação prática do curso.  

Projeto – O Projeto Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar é desenvolvido pelo Hospital do Coração – HCor em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) -Triênio 2018-2020. O Projeto, estruturado como uma intervenção, tem como foco a assistência às urgências em hospitais de alta e média complexidade com o propósito de favorecer a introdução de mudanças no enfrentamento dos problemas decorrentes da superlotação e correlatos.

Categories : Notícias