Hospital de Trauma João Pessoa adere à campanha ‘Junho Vermelho’

Com a aproximação dos festejos juninos e o inverno, o estoque de sangue dos hospitais, principalmente do nordeste, tende a baixar. Por isto, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, entendendo a relevância deste tema, aderiu à campanha nacional do ‘Junho Vermelho’, em parceria com o Hemocentro da Paraíba.

Segundo a coordenadora da Agência Transfusional da instituição, Rosineide Pontes, o estoque, atualmente, na unidade hospitalar, está baixo e nos períodos festivos aumenta-se a demanda por sangue, em contra partida há redução no número de comparecimentos ao serviço. “Vale lembrar que nestes períodos ocorrem uma mudança no hábito do doador como, por exemplo, aumento do consumo de bebidas alcoólicas e a redução no horário de repouso, fatores que impedem a doação, por conta disto, é importante ressaltar que nos períodos festivos a necessidade de sangue aumente demasiadamente devido aos acidentes de trânsito, bem como outras ocorrências de urgência e emergência”, frisou.

Ainda de acordo com Rosineide, o complexo hospitalar precisa de um estoque médio de no mínimo 60 bolsas de sangue por dia, para funcionar adequadamente. “Trabalhamos com a política de captação de doadores, visando sensibilizar os acompanhantes e visitantes, que dão entrada na unidade hospitalar. Sabemos que, dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue, em uma única cirurgia, devido a essa necessidade, precisamos de uma busca constante por doadores.”, explicou.

O Hemocentro deu início à campanha junina para ampliação das doações de sangue, ao longo do mês de junho. Serão realizadas diversas atividades, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A campanha visa reforçar o estoque de segurança do Hemocentro para o atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao Hemocentro, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados pelo responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 51 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Agência Transfusional – A equipe é composta por 30 profissionais, entre eles, médicos hematologistas, bioquímicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O setor funciona 24 horas initerruptamente, dando suporte hemoterápico com rapidez e segurança. O suprimento é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Categories : Notícias