Hospital de Trauma de João Pessoa promove atividades no Abril Verde

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, preparou uma série de atividades em alusão ao Abril Verde, que simboliza a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O movimento é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT). 

Para o coordenador do SESMT, Rafael Paiva, o mês de abril é alusivo para chamar a atenção sobre a importância da saúde do trabalhador. “É bom ressaltar que o trabalho de prevenção e saúde dos colaboradores do Hospital de Trauma é contínuo, diariamente buscamos essa melhoria, essa é a nossa missão máxima”, salientou.

Durante todo o mês de abril os colaboradores vão participar de atividades como o curso de Brigada de Incêndio. Eles receberam, por duas semanas, treinamento envolvendo técnicas de evacuação e ainda de primeiros socorros que os capacitaram para colocar em prática ações que devem ser tomadas em casos de sinistro dentro da grande área da unidade hospitalar. 

Outra preocupação do SESMT é com a chegada do inverno e consequentemente da gripe nos funcionários. Para prevenir o problema, a unidade de saúde promoverá ainda este mês a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2019, destinada exclusivamente aos trabalhadores da unidade de saúde. 

De acordo com Rafael Paiva, a gripe é uma das principais causas de faltas no trabalho – ou porque o trabalhador está gripado ou porque precisa cuidar de alguém que esteja. “Por isto, o que marca ainda mais a importância da vacinação, para evitar também a disseminação do vírus no ambiente de trabalho”, completou.

Além destes grandes eventos, serão ministradas no auditório da instituição palestras relacionadas à saúde e à segurança dos colaboradores. Os assuntos abordados serão relacionados a adornos, Norma Reguladora (NR 32), uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e etc.

SESMT – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho funciona 24 horas e é composto por 1 engenheiro, 6 técnicos de Segurança do Trabalho, 1 médico, 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem e 1 psicóloga, além de atendimentos fisioterápicos, em parceria com universidades da Capital. 

Categories : Notícias