Colaboradores do Hospital de Trauma participam de curso de brigadista

Os funcionários do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, estão participando, desde o dia 1º de abril, do curso de Brigada de Incêndio. O Evento está sendo ministrado pelos colaboradores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT durante duas semanas. A iniciativa objetiva preparar os servidores do complexo hospitalar, no que se refere à prevenção, como também ao combate a principio de incêndios.

Os participantes do curso receberam treinamento envolvendo técnicas de evacuação e ainda de primeiros socorros que os capacitaram para colocar em prática ações que devem ser tomadas em casos de sinistro dentro da grande área da unidade hospitalar.

O coordenador do SESMT, Rafael Paiva, falou sobre a iniciativa. “A presença da Brigada de Incêndio dentro do Hospital de Trauma é imprescindível. A partir de agora, a instituição vai contar com 100 brigadistas (prevencionistas) para garantir a segurança dos profissionais, pacientes e acompanhantes, evitando que, em uma situação real, aconteça uma tragédia”, frisou.

Segundo o Eduardo Pinheiro, técnico em segurança do trabalha e instrutor do curso, uma brigada de incêndio é composta por um grupo de pessoas voluntárias, preparadas para ajudar aos demais colaboradores da empresa. “Os membros da brigada de incêndio são capacitados para realizar a prevenção e o combate a principio de incêndios, bem como prestar os primeiros socorros, avaliar riscos, orientar pessoas, acionar o corpo de bombeiros, e outras ações que tenham como objetivo guardar a vida de todos os envolvidos”, explicou.

“Participar do curso de brigadista foi uma experiência muito gratificante. Sinto-me muito feliz por ter a certeza de que tenho capacidade de atuar em situações em que poderei contribuir para salvar vidas.”, afirmou o assessor Daniel Vieira.

Categories : Notícias