Secretária de Saúde e Hospital de Trauma definem trabalhos no período carnavalesco

O Carnaval de João Pessoa se difere de outras Capitais por possuir eventos antes, durante e pós-Carnaval. Para melhor atender a população local e flutuante durante as festividades, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, reforçou a equipe multiprofissional que vai ficar de sobreaviso, como também o estoque de medicamentos e material para cirurgias.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, que participou de uma reunião na instituição para verificar todas as questões em relação aos preparativos do Hospital de Trauma para o Projeto Folia de Rua e Carnaval, “o trabalho dos interventores está alinhado com a Secretaria de Saúde e todos sabem da importância do hospital estar devidamente preparado para um aumento da demanda de atendimentos, em função do período carnavalesco”.

Cláudia relatou ainda que historicamente observa-se um aumento da demanda no carnaval em relação aos outros períodos. “A direção do hospital de Trauma, juntamente com a equipe de intervenção, está analisando todas as demandas relativas aos estoques de materiais e insumos, incluindo OPME, para que não exista nenhum problema na Assistência prestada pelas duas unidades: Hospital de Trauma e HTOP, hospital de retaguarda”, ressaltou.

Leonardo Leite, diretor técnico da instituição, esclarece que todos os anos, durante o período carnavalesco, o hospital muda a rotina, porque geralmente há um aumento da demanda de atendimentos. “Nos períodos de grandes festividades, como Carnaval, os atendimentos naturalmente aumentam. As situações que envolvem traumas acontecem pelo aumento da exposição dos cidadãos aos riscos (grandes multidões, consumo de bebidas alcoólicas e ‘direção’, queimaduras por insolação, entre outros)”. Por isso, sabedores deste evento, que é periódico, já reforçamos nossas equipes e nossos suprimentos para dar a devida qualidade de atendimento aos cidadãos”,

O diretor técnico enfatiza que a unidade hospitalar está pronta para receber os casos de urgência e emergência. “Nosso desejo é que todos festejem e se alegrem nas folias que acontecem na grande João Pessoa, e que nada grave aconteça. Mas, em caso de algum imprevisto, estaremos prontos para o atendimento da população paraibana”, frisou.

Perfil – O complexo hospitalar atende, exclusivamente, emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). A instituição funciona ininterruptamente e o número do telefone é 3216-5700.

Categories : Notícias