Órgãos de trânsitos realizam ação educativa no Hospital de Trauma de JP

Órgãos de trânsitos do Estado e Município visitaram, nessa terça-feira (22), as enfermarias do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em alusão a Semana em referência ao Dia Municipal da Paz no Trânsito, que é comemorado na próxima quinta-feira (24). Durante a ação foram beneficiadas mais de trezentas pessoas, entre eles, acompanhantes, pacientes e visitantes. O objetivo foi conscientizar a população para evitar que os sequelados voltem a ser estatísticas na instituição.

O gerente médico da instituição, Fagner Dantas, agradeceu aos órgãos de trânsito pela iniciativa de ir aos leitos conscientizar os pacientes. “Atualmente muitos leitos são ocupados por vítimas de acidentes de moto que exigem tratamentos complexos e caros. O agravante é que boa parte deles retornam a unidade de saúde – vítimas de outro acidente -, por tanto, é muito gratificante receber os órgãos que trabalham diretamente com o trânsito, não tenho dúvidas que iniciativas como estas contribuem para redução do número de egressos no complexo hospitalar”, ressaltou.

Segundo o gerente de transporte do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER), Antônio Fleming, os órgãos vêm trabalhando em conjunto com o objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais humanizado. “Por causa da reincidência das vítimas de trânsito ao Hospital de Trauma, decidimos fazer o evento aqui e espero que elas reflitam e sejam prudentes ao voltarem para suas atividades normais. E ainda que elas entendam que um trânsito mais seguro depende de cada um de nós.”, completou.

Para chefe da Divisão de Educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Gilmara Branquinho, durante a Semana Municipal da Paz no Trânsito os temas debatidos foram: uso do celular ao volante, o excesso de velocidade no trânsito e o cuidado com os pedestres. No Trauma, a ação foi bastante positiva e a expectativa é que atinjam o maior número de pessoas para que as informações sejam propagadas em larga escala e assim, novos acidentes sejam evitados”, frisou.

Para o estudante, Leonardo Otávio – que veio visitar o tio interno na unidade de saúde e vítima de acidente de automóvel-, ações que buscam pela conscientização no trânsito é extremamente relevante. “Infelizmente a população esqueceu de ter uma boa convivência no trânsito e fazem bastante barbeiragem no volante. Já perdi amigos por causa de imprudência no trânsito, uma dor imensurável, por isso, podem ter certeza que essas informações serão levadas para outros e tenho esperança de um trânsito com mais paz para nossa cidade”, ressaltou.

Categories : Notícias