Hospital de Trauma de João Pessoa recebe certificado de Acreditação Plena

Após a certificação de Acreditado Pleno (Nível II), concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em setembro de 2018, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, entrou para o seleto grupo de hospitais brasileiros com esse título – que assegura excelência nos critérios de gestão integrada, mantendo os padrões de segurança do paciente, em todas as áreas de atividade.

Menos de 4% dos hospitais brasileiros possuem esse diferencial é o que afirmou a superintendente do Instituto para planejamento e pesquisa para acreditação de serviços de saúde (IPASS), Josiane Vivan.

Para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, a certificação plena é uma conquista importantíssima e revela que é possível oferecer um serviço de excelência para população. “O Hospital de Trauma deixou de ser conhecido com Haiti – em que cada semana era uma interrupção em algum setor – e em sete anos tornou-se um hospital acreditado nível 2 que garante a qualidade no serviço oferecido aos paraibanos, e isso só ratifica que a minha escolha em 2011 foi acertada”, completou.

De acordo com Josiane Vivan, a grande dificuldade de um hospital público é manter o processo, e o Hospital de Trauma mesmo com a complexidade de atender pacientes da urgência e emergência está fazendo toda diferença na qualidade no atendimento. “A unidade de saúde tem uma relevância extrema para população da Paraíba e estados vizinhos, pois andando pelo país vemos poucas instituições comprometidas com a população, os paraibanos podem ter certeza de que no Hospital de Trauma a qualidade do serviço prestado é de qualidade”, frisou.

Para a Secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras é uma honra fazer parte desta história, tendo em vista que o Trauma é o primeiro e único hospital público acreditado gerenciado pelo Estado. “A gente sabe que a certificação é uma iniciativa espontânea, reconhecemos o esforço, e aproveitamos para parabenizar a CVB que é a nossa parceira na gerencia deste serviço e isso só demonstra que as coisas estão caminhando bem”, ressaltou.

A diretora geral da instituição, Sabrina Bernardes, ressaltou que Acreditação Plena é o resultado de um esforço de todos os colaboradores. “É uma conquista de todos, porque além de manter a qualidade na segurança do paciente, galgamos mais um degrau que é a parte da gestão de todos os processos, agora vamos convocar os colaboradores a ir atrás da excelência que é o nível 3”, comemorou.

Ainda segundo, Sabrina Bernardes, o Hospital de Trauma é referência em todo o Estado e cumpre o papel de salvar vidas. “Esse certificação é reflexo do trabalho que é oferecido aos pacientes diariamente, ou seja, um atendimento com qualidade superior. O reconhecimento é apenas a valorização do nosso principal trabalho, que é a dedicação plena aos nossos pacientes”, afirmou.

A diretora do Núcleo da Qualidade da instituição, Gabriela Gonçalves, disse que o caminho foi árduo para atingir a acreditação plena. “A ONA 2 é resultado do trabalho da equipe e todos estão comprometidos em garantir que o paciente receba atendimento ágil e eficiente. É uma evolução importante e confirma que nosso hospital garante a segurança do paciente considerando a estrutura física, os recursos humanos, os equipamentos, os fluxos de trabalho, os protocolos clínicos e registros ainda mais confiáveis, por tanto, continuaremos com os diagnósticos de resultados e as melhorias”, explicou.

Categories : Notícias Uncategorized